Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Canal do Panamá

O Panamá é um istmo. Um istmo é uma estreita faixa de terra que tem água em cadalado e liga duas grandes massas de terra.
O que é um canal? Canal corresponde a uma passagem quase sempre construída pelo homem utilizada pela navegação para atravessar uma determinada área continental, os canais mais conhecidos são Canal de Suez, Canal da Mancha e Canal de Beagle
A proposta de criação de um canal começou a ser criada a partir de 1534 pelo rei da Espanha.
Fotos da Construção do Canal:




Após a falência da empresa francesa que estava construindo o canal os Estados Unidos assume em 1904 e toma posse do mesmo. Em 1914 o canal é inaugurado e em 1999 o Panamá assina um acordo com o país estadunidense para o controle do canal.

Apesar de ser um grande desafio e haver muitos obstáculos o canal foi construído e é hoje de grande importância para a navegação reduzindo o trajeto de certas rotas de 2 meses para 20 horas.

As filas de embarcações para atravessar o canal são imensas e podem durar um dia, a passagem pelo canal dura em média 8 horas.



 Fontes das imagens: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBsQFjAA&url=http%3A%2F%2Fmage.geog.macalester.edu%2Fmngeog%2Feconomicsmagelessons%2Fmlebapanamacanal%2Fpanamacanal.ppt&ei=E3TyTfi6BInTgQeKoLi6Cw&usg=AFQjCNG9-S2wmNg7jr1YWKhdseJPOtkEng



Nenhum comentário:

Postar um comentário