Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atenção! Jovens pinguins estão morrendo de fome na Antártica




Por Olavo Guerra (National Geographic)

Jovens pinguins que vivem na Antártica estão morrendo por causa da dificuldade de encontrar comida. É o que diz um estudo do National Marine Fisheries Service, na Califórnia, nos Estados Unidos, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O principal alimento desses pinguins é o krill, um pequeno crustáceo semelhante ao camarão, que está se afastando da costa com o derretimento das geleiras. Fundamental na cadeia alimentar da Antártica, o krill está presente também na dieta de baleias e focas.

A população desse crustáceo está diminuindo, segundo a pesquisa, devido a dois problemas. As temperaturas mais elevadas - entre 5°C e 6°C - derretem as camadas de gelo sob o mar, lar dos fitoplânctons, a principal fonte de alimentação do krill. Além da falta do que comer, o crustáceo também é presa da baleia-jubarte, cuja população está aumentando na região.

A espécie mais ameaçada é o pinguim-de-barbicha (Pygoscelis antarctica), pois sua população vive em uma área restrita, entre a península Antártica e Ushuaia, no extremo sul da Argentina. De acordo com as pesquisas, há entre 2 milhões e 3 milhões dessas aves vivendo na Antártica, mas havia cerca de 7 milhões há 20 anos.

Os estudos mostram ainda que, mesmo com a diminuição da população de krills, os pinguins da região não passaram a comer mais peixes, o que poderia ser uma alternativa em sua rotina alimentar.

Jovens pinguins estão morrendo de fome na Antártica
Pinguim-de-barbicha é a espécie que mais sofre com 
o afastamento do krill das costas - Foto: Getty Images

Fonte: Site National Geographic: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/

Nenhum comentário:

Postar um comentário