Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Eixo inclinado da Terra cria as estações do ano - Superinteressante


O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado?
 
Seria uma tragédia inominável para a indústria da moda e para todas as top models do mundo. Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera/verão. Além disso, a mesma roupa poderia ser vesti-da durante o ano inteiro.
Existem quatro estações definidas durante o ano porque o eixo da Terra ao girar em redor de si (rotação) é diferente do eixo do giro do planeta ao redor do Sol (translação). Assim, o hemisfério norte recebe mais sol durante metade do ano e o sul na outra metade (veja infográfico). E os pólos passam seis meses praticamente às escuras e os outros seis na maior claridade.
Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir. “Os pólos também passariam a ter um regime normal de dia e noite”, diz o geofísico Igor Pacca, da Universidade de São Paulo. Segundo os geofísicos, não há nenhuma indicação de que isso possa acontecer. Mas esse eixo, apesar de manter uma certa inclinação em relação ao eixo de translação, muda de lugar, mais ou menos como um pião que gira. Hoje, por exemplo, olhando-se a Terra de frente, ele está inclinado para a direita. Com isso, o hemisfério norte recebe mais calor entre abril e setembro e o sul entre outubro e março. Mas daqui há 13 000 anos, ele vai estar voltado para a esquerda e as estações terão se invertido.
Fonte: Superinteressante

Um comentário:

  1. Olá Professora.

    Também sou professor de Geografia, e achei muito interessante e didática essa imagem do eixo inclinado da Terra, irei usa-la com meus alunos da sétima série.

    Vitor Dell Ducas

    ResponderExcluir